Por que não há pinos B6 e B7 na PCB do conector macho Type-C?

24 de novembro de 2023

Por que não há pinos B6 e B7 na PCB do conector macho Type-C?
Sabemos que o conector USB Type-C tem um total de 24 Pinos, 12 Pinos no lado A (A1, A2, A3,A4, A5, A6, A7,A8, A9, A10, A11, A12) e 12 Pinos no lado B (B1, B2, B3, B4, B5, B6, B7, B8, B9, B10, B11, B12), mas por que não há B6, Pinos B7 na PCB do conector macho Type-C?

Conector USB Type-C Macho



Conector USB Tipo-C Fêmea


Pode-se dizer que o conector USB Type-C é o terminador dos conectores. Ele integra muitas funções, como entrega de energia, áudio, vídeo e transmissão de dados. Ao mesmo tempo, o conector USB Type-C é muito pequeno, sua largura é apenas cerca de dois terços do conector USB Type-A, e sua espessura é cerca de metade da do USB Type-A. Se houver 24 pinos projetados em um conector tão pequeno, então deve haver fios muito densos na PCB do conector Type-C.



Ao mesmo tempo, o cabo USB Type-C suporta conexão reversível, carregamento super rápido de até 20V, 5A e comutação de função complexa. Isso requer que existam alguns componentes eletrônicos na PCB do conector Type-C, como chips E-Mark, chips lógicos e diferentes resistores, capacitores, etc. Todos esses componentes eletrônicos precisam de um local para instalá-los. Os projetistas de conectores USB Type-C devem considerar onde instalá-los desde o início.


Observamos cuidadosamente os lados A e B do conector USB Type-C e descobrimos que o layout de seus Pinos é basicamente o mesmo. Devido à necessidade de suportar grandes correntes, 4 Pinos VBUS (A4, A9 e B4, B9) e 4 Pinos GND (A1, A12 e B1, B12) estão sempre funcionando ao mesmo tempo. No entanto, quatro conjuntos de fios de sinal de alta velocidade (A2&A3, A10&A11, B2&B3, B10&B11,) e A5, B5 encontrarão problemas complexos de comutação devido às diferentes direções quando o plugue macho Type-C é inserido no soquete fêmea.



O mais simples de todos os 24 pinos é o conjunto de sinais USB 2.0, A6 e A7. Se conectar A6 e B6 juntos e A7 e B7 juntos no soquete fêmea Type-C, quando o plugue macho Type-C estiver conectado ao soquete fêmea, independentemente da direção da conexão, o conjunto de sinal USB 2.0 poderá funcionar com êxito. Portanto, B6 e B7 no conector macho Type-C tornam-se desnecessários e podem ser eliminados para abrir espaço para os componentes eletrônicos que precisam ser montados na PCB. É por isso que não há pinos B6, B7 na PCB do conector macho Type-C